Moléculas Magníficas – V Encontro Internacional da Casa das Ciências 2018

Conferência de especialidade

Dia 9 de Julho de 2018, 14h30

Auditório Grande do Centro Cultural Vila Flor

Moléculas Magníficas

Maria João Ramos, Pedro Alexandrino Fernandes e Henrique Fernandes – Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Todas as moléculas são magníficas, mas algumas são mais magníficas que outras. Nesta conferência vamos apresentar algumas das moléculas incrivelmente complexas que comandam a nossa biologia, falando do seu papel, da sua função e do que é que as faz tão magníficas e fascinantes. Vamos ainda mostrá-las de uma forma artística, recorrendo às mais modernas tecnologias gráficas, para criar obras de arte a partir da ciência e do conhecimento.
Esta conferência de especialidade será dividida em três partes. Numa primeira palestra, eu próprio apresentarei alguns dos recursos digitais que temos vindo a desenvolver para o ensino da química, que permitem levar as Moléculas Magníficas para a sala de aula, no sentido de não só facilitar o processo de aprendizagem, mas também, e fundamentalmente, para despertar nos estudantes o fascínio pela química e pela ciência. Numa segunda palestra, o nosso convidado Henrique Fernandes (estudante de doutoramento na Univ. do Porto) fará uma apresentação sobre um conjunto de Moléculas Magníficas específicas, mostrando a sua explicando o seu papel na nossa vida. Por fim, numa terceira e última palestra, a Prof.a Maria João Ramos apresentará a história da iniciativa Moléculas Magníficas, o seu nascimento, as várias iniciativas de disseminação que têm vindo a ser feitas, as várias exposições, e os projetos futuros.
Entre as palestras terão lugar momentos de debate com a assembleia de participantes.

Uma tarde FQ! #5ei_cdc

Uma publicação partilhada por fisicaequimica.com (@trap_photon) a

Photos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *